Coordenadas: 6º33’01” S / 36º33’34” W

Município: Carnaúba dos Dantas

Descrição: O Geossítio Xiquexique está situado a 3,5 km, a NE, do centro de Carnaúba dos Dantas, na serra homônima, lado esquerdo do Rio Carnaúba.

No geossítio ocorrem quartzitos da Formação Equador de cor esbranquiçada a cinza, tendendo a tons de creme, com um brilho significativo (minerais micáceos principalmente) e alguns pontos de minerais escuros. É composto por quartzo (> 70%), muscovita, biotita e minerais opacos, com textura lepidogranoblástica fina a média. Apresenta uma foliação tectônica bem evidenciada, de baixo ângulo, caracterizada pelo estiramento de seus componentes minerais, além de dobras recumbentes.

Intrusivos nos quartzitos são encontrados diques de pegmatito inequigranulares de textura média a grossa, de cor creme, formados por K-feldspato, quartzo, muscovita e turmalina, além de biotita. Apresentam direção NNE-SSW (10º Az) e espessuras variando de alguns centímetros a 5 metros.

O geossítio abriga pinturas rupestres em diferentes tons de vermelho, classificadas como Tradição Nordeste, subtradição Seridó. Elas retratam humanos (em cenas de festa, caça e sexo), cervídeos, felinos e aves (emas, papagaios). Essas pinturas foram registradas inicialmente por José de Azevedo Dantas, na década de 1920, como Talhado das Pinturas (Figuras 80 a 84) (Araújo, 1998; Silva, 2003).