Coordenadas: 6°15’58” S / 36°30’21” W

Município: Currais Novos

Descrição: O Geossítio Morro do Cruzeiro está situado na área urbana do município de Currais Novos, próximo a entrada da cidade vindo de Santa Cruz, pela BR-228. No local existe um cruzeiro assentado em pegmatito.

Neste geossítio ocorrem diques de pegmatito inequigranular de textura grossa a porfirítica, de cor rósea, compostos por K-feldspato, quartzo, plagioclásio, além de biotita, muscovita e titanita. É comum a presença de textura gráfica formada pelo intercrescimento de quartzo e feldspato. A direção dos diques é aproximadamente N-S (10º Az). A encaixante dos diques é formada por micaxisto rico em biotita e granada, de cor cinza escura e possuindo exudações finas de quartzo. Mostra-se dobrado com a direção de plano axial paralelo a direção de colocação dos pegmatitos. Pegmatitos semelhantes a esses são datados (U-Pb em diferente minerais) entre 515 e 510 milhões de anos (Figuras 42 a 44) (Baumgartner et al, 2006).

Do geossítio é possível contemplar a cidade de Currais Novos e no local são comuns peregrinações religiosas. O afloramento encontra-se parcialmente pichado.