Coordenadas: 6°33’42” S / 36°35’08” W

Município: Carnaúba dos Dantas

Descrição: O Geossítio Monte do Galo está situado a 1 km, a NE, do centro de Carnaúba dos Dantas. O acesso ao local é por estrada pavimentada que leva ao Cruzeiro do Monte do Galo.

No geossítio é encontrado rocha de natureza pegmatítica, inequigranular de textura média a grossa, de cor creme a rósea, formada por quartzo, fenocristais de feldspato, além de plagioclásio, biotita, muscovita e turmalina. O grande corpo de pegmatito apresenta direção NE-SW.

Além de geológico a região tem um apelo religioso. Inaugurado em 25/10/1927, o Monte do Galo recebe fiéis em romarias com bênçãos de Nossa Senhora das Vitórias. É um dos principais pontos turísticos religioso do RN. No local há capela, cruzeiro, estátua do galo, sala dos ex-votos e os 12 passos de Cristo ao longo da subida. Possui altura média de 155 metros, possibilitando o visitante apreciar a vista panorâmica da cidade e das inúmeras serras da região, formadas por quartzitos, micaxistos e pegmatitos (Figuras 85 a 87) (Araújo, 1998; Alves e Ramos, 2007).