Coordenadas: 6°06’17” S / 36°26’28” W

Município: Lagoa Nova

Descrição: O Geossítio Mirante de Santa Rita está situado a 3,5 km, a ESE, do centro de Lagoa Nova, na RN-087, sentido Lagoa Nova – Cerro Corá, sobre a Serra de Santana. O referido geossítio fica em frente à Pousada Chalés dos Cajueiros cerca de 150 metros da estrada, na parte sul da Serra da Santana, a 733 metros de altitude.

Neste geossítio predominam arenitos grossos a muito grossos, por vezes tendendo a conglomeráticos, de coloração castanha clara a esbranquiçada. Possuem estratificações cruzadas acanaladas de grande porte ou por vezes encontram-se maciços, contendo seixos e grânulos de argila. Também são encontrados arenitos muito grossos a conglomeráticos de coloração avermelhada contendo seixos e grânulos de quartzo sob a forma de blocos maciços.

Na Serra de Santana, o relevo em chapada, identificado pelo topo tabular, é definido a partir das curvas de nível 600 a 650 metros, atingindo atitudes de até 750 metros. A diferença de relevo entre as bordas norte e sul da Serra de Santana evidencia um basculamento da mesma para norte. Na base da referida serra, no sentido sul, o relevo é definido por uma superfície arrasada e ondulada, com cotas de 80 a 300 metros e formado por rochas da Formação Seridó (preferencialmente xistos) e granitos da Suíte Intrusiva Itaporanga.

Do geossítio é possível ter uma visão geral da cidade de Currais Novos (a cerca de 20 km a SW), além de visualizar parte da Serra da Umburana (ao fundo), formada por quartzitos e o Pico do Totoró (no lado direito), formado por granitos de textura porfirítica, além de dioritos e gabros (Figuras 28 a 33) (Menezes, 1999).