Coordenadas: 6°02’11” S / 36°20’44” W

Município: Cerro Corá

Descrição: O Geossítio Cruzeiro de Cerro Corá está situado na área urbana do município homônimo, na borda NE da Serra de Santana. No local possui um cruzeiro assentado em rochas de natureza granítica, o qual apresenta uma altitude em torno de 610 metros.

Neste geossítio ocorrem granitos inequigranulares de textura média a grossa, de cor rósea, compostos por K-feldspato, quartzo, plagioclásio, e em pequenas proporções biotita, titanita, zircão, apatita e minerais opacos. Estes são correlacionados as rochas da Suíte Intrusiva Dona Inês, com idade U-Pb em 527 milhões de anos (Hollanda et al. 2012). Diques de granito com textura fina cortam as rochas supracitadas e são formados por K-feldspato e quartzo. Os diques são cinza claro e possuem direção de 070º Az.

A maior atração do geossítio é a vista panorâmica do município, onde se pode contemplar toda a extensão urbana e vizinhanças, incluindo parte do pico vulcânico do Cabugi que está a 40 km na direção norte (Figuras 19 a 21) (Diniz, 2003; Alexandre, 2006).

Visão panorâmica da cidade de Cerro Corá e do seu entorno visto do alto do Geossítio Cruzeiro de Cerro Corá.

Visão panorâmica da cidade de Cerro Corá e do seu entorno visto do alto do Geossítio Cruzeiro de Cerro Corá.