Coordenadas: 6º20’31’’ S / 36º30’07’’ W

Município: Currais Novos

Descrição: O Geossítio Cânions dos Apertados está situado a 10 km, a SE, do centro de Currais Novos, na área privativa da Fazenda Aba da Serra, no leito do Rio Picuí, ao longo da Serra da Timbaúba.

No geossítio ocorre quartzito constituído principalmente por quartzo e eventualmente muscovita, biotita e minerais opacos. Exibe aspecto compacto de cor esbranquiçada, tendendo a tons de creme, com um brilho significativo (quando da presença de minerais micáceos) e alguns pontos de minerais escuros. Apresenta uma foliação tectônica bem evidenciada, caracterizada pelo estiramento dos minerais, por dobras e fraturas de direção NE de alto ângulo (75-80º). Possui granulometria fina a média, além de conter mobilizados de quartzo. Por vezes se observam estratificações cruzadas. Este quartzito faz parte da Formação Equador. Ocorrem ainda diques de pegmatitos que cortam o quartzito, formados por K-feldspato, quartzo, biotita e turmalina, os dois últimos em pequenas quantidades.

A tectônica frágil, a partir da atuação dos agentes superficiais, modelou a área, com o Rio Picuí tendo um papel importante na formação dos cânions. Uma energia hidráulica elevada em tempos passados produziu o dessecamento do relevo, erodindo superfícies mais frágeis, rebaixando o relevo e escavando o seu próprio leito (Figuras 53 a 56) (Medeiros, 2003).

O local foi considerado a 7ª maravilha do RN dentre as 133 finalistas do Concurso as 7 Maravilhas do RN. O concurso envolvia obras da natureza e construída pelo homem.